top of page

3 Passos para lidar com conflitos, construindo e fortalecendo o relacionamento

Eu e o meu marido, Thiago, nos conhecemos há 22 anos e estamos juntos há 19 anos.


Discutimos e entramos em conflitos de opiniões diversas vezes.


E em meio a essa jornada aprendi que desentendimento faz parte da vida, e todo relacionamento passa por momentos difíceis.


O conflito não necessariamente é um indicador de um relacionamento doentio.


O foco deve estar na forma que nos comunicamos, e é necessário fazer uso do bom argumento e nunca nos esquecendo que os alicerces do afeto e do respeito devem ser estáveis.


A comunicação entre casal e entre filhos não é diferente, TUDO É RELACIONAMENTO e a forma de nos expressamos a fim de solucionar JUNTOS um conflito é única.


Tente não discutir um com o outro para ver quem ganha e quem perde, mas, em vez disso, reflita, como é possível gerenciar determinado problema juntos.

Em um relacionamento, se você ganha e seu parceiro perde, vocês dois perdem. Quando começa uma discussão eu paro e lembro EPA! Melhor voltar a buscar um diálogo e buscar ser feliz.


Experimente usar sempre o EU, não VOCÊ, em discordâncias. Reconheça seus sentimentos e compreensão da situação, enquanto dá à outra pessoa tempo e espaço para entender os dela.


Pense antes. Comprometa-se consigo a combater a causa do problema, e não um ao outro. Isso torna possível enfrentar o conflito juntos e solucioná-lo.


Aja na hora. Não deixe para depois, não espere o outro. Evite frase como você sempre OU você nunca. Essas afirmações são genéricas e atacam o outro, e pode ter certeza que não necessariamente são verdadeiras: um fato tem muitos lados e muitas interpretações.

Converse sobre o assunto do conflito nos momentos em que ambos os lados estão calmos. Ainda que isso leve um tempo, mas não deixe de conversar, não leve o conflito para debaixo do tapete.

Publicado em Parentalidade

**Eu mantenho uma pesquisa aberta para conhecer mais sobre você, quais temas você gostaria de saber e qual pergunta você gostaria de fazer. Você não precisa se identificar na pesquisa e não é pedido o seu email. Pode clicar aqui e muito obrigada por participar.

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page