Cuidados

Quem cuida de quem cuida?


Cuidado é um atributo humano que todos podem desenvolver e aprender.

Todo bebê nasce com forças demarcadas pelo próprio indivíduo onde nada para ele pode ser dividido. Mas a partir do momento que ele vai amadurecendo, naturalmente é educado para a divisão.


Dividir é cuidar e o cuidado é uma experiência de estar atento aos sinais.


Geralmente a pessoa que cuida tem o estigma de não merecer ser cuidada. Nossa construção histórica nos leva a acreditar que não devemos nos mostrar frágeis.


A infragilidade é muito presente nas pessoas que sustentam e emocionalmente abarcam todo mundo.


Nós estamos tão acostumados com aquela pessoa dando conta de tudo que, de repente, ela pode até dar algum indício de que ela não está dando conta naquele momento e a gente não percebe por causa da construção histórica do vínculo, em que o outro sempre se mostrou muito pronto e forte.

A verdade é que ninguém pode viver sem também ser cuidado.


Nosso primeiro desafio é, justamente, a gente fazer a interpretação com muita honestidade, de tudo aquilo que a gente dá conta e tudo que não damos sabendo que somente nós podemos estabelecer os nossos limites do que devemos ou não.


Se eu não me cuido, se não busco o sustento ou uma reformulação do meu papel eu não terei mais o que oferecer para os outros.


A oportunidade que temos de nos mostrar humanos, é a feliz oportunidade que temos de nos cuidarmos. Inclusive dando indícios de que eu não tenho todas as respostas do mundo. E que de vez em quando ao invés de acolher eu precisarei ser acolhida.


Nesse primeiro papel e movimento de auto cuidado, nós não podemos esperar dos outros. E é justamente, esse auto cuidado que vai me dizer onde eu irei encontrar forças para continuar.


Quem não está bem, não cuida de ninguém.


E você está dando conta?


Publicado em Parentalidade

**Eu mantenho uma pesquisa aberta para conhecer mais sobre você, quais temas você gostaria de saber e qual pergunta você gostaria de fazer. Você não precisa se identificar na pesquisa e não é pedido o seu email. Pode clicar aqui e muito obrigada por participar.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo