Medo ou Amor
Esse assunto parece ser óbvio… mas na prática é completamente diferente.
Nos momentos de conflito é quase automático comunicarmos que a criança tem que “aprender” a respeitar os adultos e que como adulto tenho mais poder sobre a criança e posso mandar.
Não estamos falando sobre o jogo do poder de quem ganha e quem perde. O propósito é refletirmos sobre quem é respeitoso.
As crianças nascem com a capacidade de desenvolver empatia, nascem com uma enorme vontade de contribuir para o bem estar das outras pessoas e principalmente dos pais.
As crianças são seres sociais que querem fazer parte e funcionar em grupo.
Nós, como pais temos a possibilidade de ajudar as crianças a conectar com seu interior e perceber suas capacidades. E para isso acontecer, temos que proporcionar as melhores condições para a criança.
Permita-se errar, permita-se corrigir, permita-se mudar a trajetória.
Essa é a melhor razão para deixar que os nossos filhos sejam faróis da nossa alma.
🤔 Você é muito esperta! Sempre acerta todas as respostas 🤔 Você nunca presta atenção, por isso que sempre derruba as coisas
Como pais, temos o hábito de rotular as crianças de vez em quando, seja de forma positiva ou até mesmo negativa.
Rotulamos uma criança como atlética, a outra como musical. Em voz alta ou mental, pensamos que um é difícil ou desafiador e o outro é fácil.
Os rótulos limitam e colocam as pessoas em caixas, esses rótulos levam a pessoa a concluir o que pode e o que não pode fazer.
O que começa como encorajamento rapidamente transforma em rótulos permanentes, difíceis de se livrar.
Cada vez que fazemos isso, caímos na armadilha dos rótulos sem perceber os efeitos e conseqüências imitantes.
Desde então, aprendi as desvantagens de rotular as crianças e faço o possível para evitá-las o máximo possível.
Os seres humanos são capazes de muitas emoções, comportamentos e personalidades complexas.
🥰 É impossível rotular alguém e prever cada ação que uma pessoa tomará. Todos os dias, as crianças nos surpreendem com sua capacidade de transformação e acompanhar essa transformação é maravilhoso.
**Eu mantenho uma pesquisa aberta para conhecer mais sobre você, quais temas você gostaria de saber e qual pergunta você gostaria de fazer. Você não precisa se identificar na pesquisa e não é pedido o seu email. Pode clicar aqui e muito obrigada por participar.