Nesse caminho da vida
É muito comum nós pais sermos questionados sobre o modo de ser dos filhos, como por exemplo:
Ele é comportado?
Dá muito trabalho?
É quietinho? e por aí vai…
E todos temos uma resposta pronta para as perguntas corriqueiras, já que vivenciamos e nos concentramos muito no modo de ser e se comportar dos nossos filhos.
Mas e se essa pergunta fosse direcionada ao seu filho em relação a você, qual seria a resposta dele?
Você já pensou sobre como você é como mãe/pai? Qual o seu estilo de exercer sua parentalidade?
Esse estilo é chamado de estilo parental e é de grande importância, uma vez que influência diretamente no desenvolvimento de competências sociais e na autoestima da criança.
O estilo parental é um conjunto de comportamentos e atitudes dos pais e todo o clima existente em uma relação pais-filhos, inclusive a expressão corporal, o tom de voz, o bom ou mau humor e as práticas parentais usadas mais frequentemente.
O estilo parental sofre grande influência da forma como fomos educados, ou seja, do estilo parental dos nossos pais.
Por isso, é muito importante que se reflita sobre os aspectos que trazemos da educação que recebemos a fim de não influenciar negativamente na nossa forma de educar.
Há quatro estilos parentais: autoritários, permissivos, negligentes e participativo.
Os pais participativos conseguem equilibrar amor e limites, essa forma de educar faz com que as crianças sintam-se seguras e amadas, ingredientes indispensáveis para formação de um ser equilibrado e feliz.
Qual estilo parental reflete sua forma de educar? Sempre é tempo de refletir e mudar comportamentos!
O primeiro passo é a consciência, o segundo é atitude.
**Eu mantenho uma pesquisa aberta para conhecer mais sobre você, quais temas você gostaria de saber e qual pergunta você gostaria de fazer. Você não precisa se identificar na pesquisa e não é pedido o seu email. Pode clicar aqui e muito obrigada por participar.